quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como a Puma pretende ganhar clientes no happy hour

bar da Puma

Enquanto Nike e Adidas digladiam-se nos campos de futebol e nas pistas de corrida, a Puma resolveu tomar o caminho do bar. A marca esportiva reinaugurou o Puma Social Club, na última semana, em São Paulo. A estratégia não é completamente nova, mas pode ajudar a empresa a se diferenciar.
“A Puma é um player importante mas não é o maior. Ela percebeu que as pessoas também usavam a marca nas baladas e começou a incentivar isso, como estratégia”, disse Júlio Moreira, professor de brandig da Pós-Graduação em Comunicação da ESPM.
Não é de hoje que as marcas esportivas investem em lifestyle. Com o sedentarismo da população, se elas restringirem o uso de seu produto ao esporte, elas limitarão muito as possibilidades de uso, segundo Eduardo Halpern, coordenador do curso de Comunicação Social do Ibmec.
A Adidas, por exemplo, já tem coleções com viés maior em moda, como as assinadas pela estilista Stela McCartney. A Puma também investe nesse estilo de roupas - o conceito Puma Social é um dos projetos mais importantes para a marca alemã, já apresentado em alguns países da Europa, como Reino Unido, Alemanha, Polônia e Rússia.
Além do esporte
Diversificar a estratégia foi o que salvou a Puma, segundo Ana Ligia Finamor, coordenadora do MBA em gestão empresarial da FGV Management. “Essas empresas, como a Puma, buscam sempre essa estratégia de diferenciação, como se estivessem fugindo da síndrome de commoditização. O consumidor não quer mais isso”, disse Finamor.
O estilo do bar reflete a personalidade da marca. O horário de funcionamento, por exemplo, é das 17 horas até a meia noite – ou seja, não é para quem quer virar a noite bebendo. O espaço tem dois bares “esportes da noite”, como mesas de sinuca, pingue-pongue, pebolim e os jogos pinball e wii. “O Puma Social Club é uma forma de interagir com nosso público alvo de forma inovadora”, disse Marcelo Nicolau, gerente de marketing da Puma.

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