terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VC4 Entrevista - Eugênio Mohallem

Hoje o "VC4 Entrevista" foi com um dos mais renomados publicitários do Brasil.
Entrevistamos Eugênio Mohallem, que nos contou um pouquinho sobre sua vida e seu trabalho de uma forma super descontraída.
Confira: 



VC4 - Como você começou a escrever?
Eugênio - Desde o Ginásio. O Professor de Português estimulava e premiava as melhores redações, conseguindo que fossem publicada no jornal semanal da cidade (era uma cidade pequena). Tomei gosto e passei a colaborar com  jornais locais de vez em quando,  desde os 12 anos.

VC4 - Como você começou sua trajetória profissional? Conte-nos um pouco de sua história.
Eugênio - Comecei como redator numa house agency da Editora Abril. Em seguida fui para a Lintas Worldwide (Atual Borghi Lowe). Depois DM9 ( atual DM9éDDB), Talent e AlmapBDDO, onde passei a diretor de Criação.  Depois parti para minhas próprias agências, Fallon São Paulo (em sociedade com a Fallon Worldwide), Mohallem Meirelles, Mohallem Artplan. Essa fase de criativo-empresário teve lá suas alegrias, mas era muita encheção de saco e engolição de sapo.  Daí, voltei às origens e estou há dois anos na criação da Young & Rubican.

VC4 - Como funciona o seu processo criativo?
Eugênio - Vou escrevendo sem filtro, sem censura e sem pressa de formular nada. Depois leio, edito e dou acabamento. 

VC4 - O que te inspira para criar?
Eugênio - Observar  pessoas e principalmente a mim mesmo. Acredito que, no que é mais básico, os seres humanos são iguais. O que vale para mim vale para os outros.

VC4 - Quando a inspiração não vem, o que fazer?
Eugênio - Citando Millôr: “Inspiração é ferramenta de amador". O profissional não pode  depender dela. Simplesmente vou tentando até achar que ficou bom ou meu prazo acabar. 

VC4 - Quais profissionais lhe influenciaram no decorrer de sua carreira?
Eugênio - Os Bam-bam-bans na época em que comecei:  Sylvio Lima, Washington Olivetto, Nizan Guanaes. Num segundo momento, Luiz Toledo, Ruy Lindemberg, Alexandre Gama, Mauro Perez (este, um diretor de arte), Marcello Serpa (este também) e Fabio Fernandes.

VC4 - Quais atributos você considera essenciais em um redator?
Eugênio - Ler muito, pensar muito, e não se esquecer do que esta profissão realmente trata, que é advogar para produtos, serviços e marcas.

VC4 - Por que você decidiu trabalhar com propaganda?
Eugênio - A ideia original era ser jornalista, fui profundamente influenciado pelo filme "Todos os Homens do Presidente" (em que jornalistas do Washington Post revelam o escândalo de Wartergate, que culminaria com a renúncia de Nixon). Mas os meus textos eram ácidos, a ditadura militar ainda metia medo e meu pai estava sempre no meu pé, receoso de que os Hômi me levassem e dessem sumiço. Assim, comecei a cogitar algo parecido, que me permitisse escrever sem tanta  - literalmente - patrulha , e me bandeei para a Publicidade. Hoje não tenho dúvida de que escolhi a profissão certa para mim – até porque a publicidade mente muito menos do que o jornalismo. 

VC4 - O que te inspira no mercado da propaganda?
Eugênio - Cuma? Nada. O mercado anda chatíssimo e deturpado.

VC4 - Qual o segredo do sucesso em publicidade?
Eugênio - Não faço a menor ideia. Além de muita gente boa que merece ter chegado onde chegou, vejo picaretas se dando muito bem, agências ruins  tomando clientes das boas, tem de tudo nesse meio. 

VC4 - Como os redatores devem preparar-se para trabalhar com novas mídias?
Eugênio - Midia é apenas o carteiro. O que importa é a carta.  As ditas novas mídias ( nem são tão novas assim) ainda não me convenceram como formato publicitário profissional. Terão  lugar de peso na propaganda um dia, mas por enquanto são como aquele ventilador sem pás da marca Dyson: fazem muito vento, mas não têm nada no meio.

VC4 - O que você acha dos cursos de comunicação e propaganda oferecidos no país? Quais são os prós e contras?
Eugênio - Na minha época, escola de comunicação não ensinava quase nada (é mesmo uma profissão difícil de ensinar) mas pelo menos não atrapalhava. As de hoje deformam os futuros profissionais, estragam os caras desde o começo: focam em anúncios "do tipo Cannes” - além do deslumbramento excessivo – pela desimportância econômica que têm - com mobile advertising, aplicativos,“ações”, etc. Pegue o dinheiro que você gastaria com escolas de comunicação e torre tudo em Paletas Mexicanas sabor melancia. Terá sido melhor gasto.

VC4 - Queremos conhecer um pouco mais sobre você. Conte-nos sobre suas músicas, filmes e livros favoritos.
Eugênio - Não sou um ouvinte ou leitor sofisticado, pelo contrário. Gosto de Heavy Metal, Romances Policiais, Filmes de Sci FI e terror. Tenho muita preguiça com livros de Não-ficção,  tendo a largá-los pela metade ou menos. 

VC4 - De qual trabalho seu você sente mais orgulho?
Eugênio - Pela repercussão internacional, o filme Double Check, para Volkswagen. Anúncios, gosto de vários.  Acho que no meu site tem mais de 300 que  posso dizer que gosto, razão pela qual fica difícil elencar alguns aqui.  Também tenho meus xodós em Rádio.
Mas não sei se a palavra certa é orgulho. Acho que é satisfação, realização pessoal, sei lá. Um gostinho bom.

VC4 - Que recado você gostaria de dar à nova geração publicitária?
Eugênio - Que a nova geração seja, não apenas uma nova geração, mas publicitária. Que não se esqueça que o valor de nosso trabalho está em fazer alguém investir uma pequena fortuna numa campanha – e esta campanha gerar fortunas ainda maiores para quem acreditou nela. Somos catalisadores da economia. Isso dito, nosso  foco  como mídia são as de massa. Nosso foco como produto são os que custam dinheiro e podem ser vendidos e comprados.  A geração atual só se interessa pelos penduricalhos da profissão: campanhas mobile, ações para três gatos pingados assistirem, aplicativos e campanhas bom-mocistas, do tipo “ salvem as baleias”.  Só que nada disso movimenta a economia, nada disso nos torna importantes para o anunciante. E quase nada disso é realmente propaganda. São, no máximos, gatilhos deflagradores para ações de P.R.

Acesso site e saiba um pouco mais sobre Eugênio: http://www.eugeniomohallem.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário